Como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede - Passo a Passo

 

Veja o passo a passo do funcionamento do sistema de energia solar:

 

O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica

Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:

 

O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). Ou seja, o inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico que você precise usar.

 

A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa

A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa.

Como esta energia é gerada por você, não haverá custo na utilização desta. Portanto, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora.

Porém, é importante ressaltar que cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. Mesmo que você venha gerar toda a energia que você precisa na sua casa ou empresa, você pagará a taxa de disponibilidade da rede e a iluminação pública. Por isso é importante você solicitar orçamentos de empresas experientes que tenham credibilidade, que possam esclarecer todas as suas dúvidas, ir até o seu local para fazer uma avaliação e lhe passar um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.

 

A Energia Solar vai suprir toda a minha demanda de energia?

Se o seu projeto foi feito bem elaborado, prevendo possíveis perdas por sombreamento, orientação do telhado, inclinação, e por cabeamentos, será possível sim, por isso escolha uma empresa comprometida em gerar resultados para seus clientes.

 

O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!

Após a instalação do seu sistema de energia solar, o seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é "bidirecional" (mede a entrada e a saída de energia).

Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e é injetada na rede da distribuidora.

A energia solar que vai para a rede vira créditos de energia. Os Créditos de Energia são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.

Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz.

Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!

Endereço:
Avenida das Itaúbas, 2467 – Jardim Paraíso,

2° Piso, Sala 1A, Sinop – MT – CEP 78.556-100

Horário de funcionamento:
07:30 as 11:30 e 13:30 as 17:30 

de segunda a sexta-feira
08:00 as 11:30 aos sábados

Email:
contato@esolarmt.com.br

Telefones:
(66) 3531-9637

(66) 99652-9060

(65) 99954-8189

(66) 99983-5800