O que é energia Sustentável?

Energia sustentável, renovável, alternativa ou positiva são alguns nomes usados para se referir a produção de algumas fontes de energia elétrica. E o que torna sustentável uma determinada produção de energia? Por que essa busca nos últimos anos por uma energia sustentável?

Mundialmente, as fontes energéticas mais utilizadas para a produção de energia elétrica é proveniente de fontes fósseis e não renováveis, como por exemplo, o petróleo, o carvão mineral o gás natural, o xisto, e fontes de energia nuclear como o Urânio e o Tório. Essa dependência de fontes não renováveis tem acarretado, além da preocupação com o seu esgotamento, a forte emissão de gases tóxicos e poluentes. Dos gases liberados para a atmosfera, os mais preocupantes do ponto de vista mundial são os “gases do efeito estufa”, destacando-se o dióxido de carbono (FREITAS & DATHEIN, 2013).

Por conta desses fatos, tem se buscado novas fontes de energia que sejam sustentáveis e para que uma determinada produção de energia seja denominada sustentável é necessário que cumpra alguns critérios, os quais são:

- Usar um recurso inesgotável, como é o caso do vento e do sol, diferente do petróleo que é um recurso que um dia pode acabar.

- Não comprometer a capacidade das gerações futuras, o uso da água por exemplo não pode ser totalmente comprometido com produção de energia, pois isso pode comprometer o abastecimento à população.

- Ser uma energia limpa, sem liberação de dióxido de carbono (CO2) ou gases causadores do efeito estufa.

Com essa busca por energia sustentável foram encontradas outras fontes, como a luz do sol, a água dos rios, a força dos ventos, os materiais orgânicos, a força das ondas, a força das marés, o calor do interior da Terra, além das novas fontes de energias renováveis, como a água salobra, o hidrogênio e a fotossíntese artificial.

Essas são as energias sustentáveis existentes no Brasil:


  1. Energia Solar: atua por meio da captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e a transforma em energia elétrica através do inversor solar;

  2. Energia Eólica: utiliza aerogeradores para a geração de energia através da força dos ventos;

  3. Energia Hídrica: é produzida, principalmente, por meio de centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade;

  4. Energia das Ondas e Marés: a energia gerada provém do aproveitamento do movimentos das ondas e marés oceânicas, para criar um sistema de compressão para abastecer as turbinas;

  5. Energia da Biomassa: a geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.

Dentre as principais fontes de energia no Brasil, as hidrelétricas fazem parte de mais da metade da geração de energia no país. Novas energias renováveis, como a energia solar e eólica vêm ganhando espaço e reconhecimento e seu uso cresce ano após ano. A grande vantagem do Brasil para a energia Solar é que o país é considerado um dos poucos privilegiados em relação à essa energia por conta da imensa incidência de raios solares emitidos em seu território. Além disso a energia solar tem uma grande vida útil de seus sistemas implantados, uma mínima manutenção em suas centrais, e uma grande utilização em lugares remotos ou de difícil acesso.

Embora as alternativas de aproveitamento de energia ainda tenham um alto custo de implantação, vale ressaltar que algumas delas como a energia eólica, biomassa e a energia solar, apresentam um retorno em curto prazo, tanto de implantação, quanto de retorno financeiro, além de minimizar o impacto ao meio ambiente.

Hoje já existem várias opções de créditos para energias renováveis, como por exemplo a energia solar. Já são várias financeiras e bancos disponibilizando créditos para essa finalidade, com juros baixos e prazos de carência, o que facilita muito a aquisição e implantação de um sistema de energia sustentável. Isso significa que cada vez mais pessoas terão acesso a fontes de energias renováveis em casa, trocando a conta mensal de energia por um investimento, e ainda contribuir para um mundo melhor.



Referências:

- FREITAS, G.C.; DATHEIN, R. As energias renováveis no Brasil: uma avaliação acerca das implicações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Revista Nexos Econômicos, v. 7, n. 1, p. 71-94, 2013.

- Atlas de energia elétrica do Brasil / Agência Nacional de Energia Elétrica. 3. Ed. – Brasília: ANEEL,2008.

- https://www.portalsolar.com.br/fontes-de-energia-renovaveis.html


4 visualizações

Endereço:
Avenida das Itaúbas, 2467 – Jardim Paraíso,

2° Piso, Sala 1A, Sinop – MT – CEP 78.556-100

Horário de funcionamento:
07:30 as 11:30 e 13:30 as 17:30 

de segunda a sexta-feira
08:00 as 11:30 aos sábados

Email:
contato@esolarmt.com.br

Telefones:
(66) 3531-9637

(66) 99652-9060

(65) 99954-8189

(66) 99983-5800