Perguntas frequentes sobre energia solar fotovoltaica

1. O que é Energia Fotovoltaica?

 Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

2. Como é produzida a energia solar

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

3. Se eu Produzir mais energia que o meu consumo, o que acontece?

A energia excedente vira crédito acumulado em seu nome, e a partir do sistema de compensação da ANEEL você tem até 60 meses para utilizar esta energia. Além deste prazo para utilização, a energia excedente pode ser transferida para outro imóvel cadastrado na mesma concessionaria fornecedora e no mesmo CNPJ ou CPF do consumidor.

4. O Sistema Fotovoltaico faz algum barulho?

O sistema é bem silencioso, quase sem ruídos, diferente de um gerador tradicional.

5. O que é geração distribuída?

É a produção da energia pelo próprio consumidor seja ele pessoa física ou jurídica a partir de fontes renováveis instaladas em sua propriedade.

6. Posso ficar independente da concessionária?

Sim. Neste caso, haverá a necessidade da utilização de baterias para o armazenamento de energia nos momento que o sistema  fotovoltaico não gerar energia, e também o uso de inversor específico. Esses componentes são caros, sendo esse tipo de projeto economicamente inviável onde a rede da concessionária está presente.​

7. Se acabar a energia da rua o meu sistema de energia solar continua funcionando?

Resposta: Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor fotovoltaico irá desligar e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (Desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).

8. Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?

Um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 30 a 40 anos, sendo que a maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de 25 anos para produção de pelo menos 80% da potência nominal. 

9. Como eu monitoro a produção de energia solar do meu sistema?

Compre um inversor fotovoltaico de qualidade e conecte ele na Internet! Você vai poder ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo! Além disso este sistema vai armazenar as informações de produção dos meses e você poderá comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor.

10. Em termos de segurança, o que devo exigir da empresa que vai instalar o meu sistema fotovoltaico?

Exija da empresa o certificado NR10 (trabalho com eletricidade) e o NR35 (Trabalho em altura). Quando eles forem instalar, exija que todos os instaladores estejam usando os EPIS – Equipamentos de Proteção Individual. Segurança vem sempre em primeiro lugar!

11. O que é a homologação do sistema junto a distribuidora?

É um procedimento padrão onde a sua distribuidora de energia verifica se o seu sistema de energia solar foi construído de acordo com as normas de segurança. Não se preocupe com isso, quem deve lhe dar esta garantia é a empresa que vai instalar o sistema na sua casa ou empresa.

12. A energia fotovoltaica é uma fonte segura, é confiável?

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

Contato

Sinop - MT

(66) 3531-9637 (66) 99952-9060 (66) 99965-4563

Avenida das Itaúbas, 2467, Sala 1A - Jardim Paraíso.

Marcelândia - MT

(66) 3531 1209  (66) 99662-4833

Avenida Col. Bianchini, 868.

Cuiabá - MT

(65)99954-8189

Rua Cajari, 13 - Parque Giórgia.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social